A exemplo do que ocorre em todo final de temporada e antes do início de outra, a Diretoria de Infraestrutura Esportiva e Turística da Agetop – Agência Goiana de Transportes e Obras -, responsável pela administração do Estádio Serra Dourada, deu início ao trabalho de revitalização do campo de jogo do estádio.
Com previsão para aproximadamente 25 dias de duração, o trabalho estará concluído a tempo para a realização da primeira partida oficial no Serra Dourada em 2018. O jogo será entre Vila Nova e Iporá, dia 17 de janeiro, pela rodada de abertura da Série A do Campeonato Goiano.
O objetivo do meticuloso trabalho é garantir a manutenção da qualidade do gramado do campo de jogo, considerado um dos melhores do País. O cronograma do serviço é elaborado levando em conta as condições climáticas e o calendário oficial do futebol, de forma a que tudo esteja concluído para a abertura da temporada.
|
|
REVITALIZAÇÃO
Dividida em quatro fases, a recuperação do gramado do Serra Dourada inclui desde a descompactação do solo até a revitalização da grama em si. Todo o processo é realizado pela própria equipe de manutenção do estádio.
O primeiro passo é a poda vertical, que consiste em um corte raso que deixa a grama na raiz. Após isso, ocorre o processo de aeração, que é realizado através de uma malha de pequenos furos em toda a superfície de terreno.
Através desses furos/drenos ocorre a oxigenação das camadas mais profundas do solo, ajudando na descompactação do mesmo, além de fortalecer, por consequência, as raízes da grama. O solo descompactado significa um campo mais macio, garantindo a integridade física dos atletas.
Além disso, a descompactação do terreno ajuda o processo de drenagem em caso de chuva. Não é por acaso que se vê o campo de jogo do Serra Dourada impecável mesmo sob tempestades fortíssimas.
Outra medida que garante a maciez do campo de jogo é a colocação de uma camada de um (1) centímetro de areia sobre a grama. Além desta característica, este processo, que é o seguinte na ordem de serviço, tem outras duas funções.
Uma delas é ajudar na drenagem. A outra é eliminar as possíveis irregularidades no terreno.
Por fim, chega a fase da adubação, parte do trabalho em que serão aplicados formicida e herbicida para combater possíveis pragas, garantindo que o gramado esteja sempre belo e eficiente.
|