Com um segundo tempo irretocável, o Vila Nova venceu o ABC, de Natal (RN), por 2 a 0, sábado, 26, no Estádio Serra Dourada pela 22ª rodada – terceira do segundo turno – da Série B do Campeonato Brasileiro de 2017.
Os gols do triunfo colorado foram assinalados um em cada tempo. O primeiro foi do meia Alan Mineiro, que converteu cobrança de pênalti sofrido pelo atacante Alípio no fim da etapa inicial. O próprio Alípio marcou o segundo no início da fase final, após jogada pessoal e tabela com o atacante Moisés.
Apesar da importante vitória, a grande atração do evento foi a presença da torcida. A partida marcou o reencontro do time com o público no estádio após um mês e meio de ausência dos espectadores, em função de pena imposta ao clube pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD.
Saudoso de ver a equipe jogar ao vivo, um público de 18 mil e 153 pessoas compareceu ao Serra Dourada para assistir ao duelo. Deste total, 16 mil e 441 espectadores pagaram ingresso, o que proporcionou a arrecadação de R$ 318.665,00.
|
|
CLASSIFICAÇÃO
Foi a 11ª vitória do Vila Nova no campeonato e o resultado manteve a equipe no terceiro lugar na classificação, agora com 38 pontos, três a menos que o segundo colocado, o América Mineiro, que tem 41; e a quatro pontos do líder, o Internacional (RS), que soma 42 pontos.
Enquanto isso, o ABC continua vivendo o drama de ser o lanterna do certame. A equipe potiguar colecionou apenas 16 pontos até agora, um a menos que o vice-lanterna, o Náutico, de Recife (PE), que tem 17 pontos.
O Vila Nova voltará a campo na segunda-feira, 4 de setembro, quando irá a Campinas, São Paulo, para enfrentar o Guarani, jogo marcado para o Estádio Brinco de Ouro, a partir das 20:00 horas.
O ABC estará em ação novamente no dia 9 de setembro. Nesta data, receberá o Santa Cruz, de Recife (PE), para confronto direto na Arena das Dunas, a partir das 19:00 horas.
JOGO
Embora não tenha obtido um placar elástico, o Vila Nova foi senhor absoluto das ações no Serra Dourada e, além dos dois gols assinalados, ainda carimbou a trave defendida pelo adversário em cinco oportunidades. O marcador poderia ter sido amplo.
Mas a equipe comandada pelo técnico Hemerson Maria começou o jogo em ritmo lento. O despertar só veio após a parada técnica. Na prática, nos primeiros 30 minutos do duelo uma única chance de gol foi criada, mas o atacante vilanovense Mateus Anderson mandou para fora.
Após a parada técnica, porém, tudo mudou. Logo de cara o zagueiro Wesley Matos carimbou o travessão defendido pelo ABC. E quando todos acreditavam que o empate prevaleceria no primeiro tempo, o atacante Alípio foi derrubado na área pelo zagueiro Tonhão.
O lance aconteceu aos 44 minutos. Aos 46, o meia Alan Mineiro bateu bem e colocou os donos da casa em vantagem, para a alegria a massa colorada no Serra Dourada.
MASSACRE
O gol no final do primeiro tempo parece ter servido, também, para acordar ainda mais os jogadores vilanovenses. O time voltou após o intervalo cheio de disposição e promoveu um verdadeiro massacre de bola sobre a equipe visitante.
Logo aos nove minutos da etapa final o Vila “matou” o jogo. Alípio iniciou jogada individual, passou por vários adversários, tocou para Moisés e recebeu de volta, já cara a cara com o goleiro Edson. Bastou chutar forte para ampliar o marcador.
Mesmo com a vantagem segura, o Vila Nova não pareceu satisfeito e continuou no ataque, encurralando o ABC. Alan Mineiro acertou a trave aos 13 minutos. Logo depois, Edson fez ótima defesa em chute de Mateus Anderson.
Eventualmente, o ritmo dos donos da casa diminuiu, mas, ainda assim, sem dar qualquer chance ao adversário, que em nenhum momento ameaçou a meta colorada. O que se viu foi o Vila dominando e acertado a bola na trave do rival ainda três vezes até o apito final.
|