Em uma jornada em que tudo deu certo e as individualidades voltaram a brilhar, o Goiás não tomou conhecimento do CRB, de Alagoas, e bateu o rival por 3 a 0, sábado, 29, no Estádio Serra Dourada, em partida válida pela 17ª rodada da Série B do Brasileiro 2017.
Os gols da vitória esmeraldina foram assinalados pelo meia Andrezinho, que fez seu primeiro tento pelo clube; pelo centroavante Léo Gamalho, que não marcava há mais de 100 dias; e pelo também centroavante Júnior Viçosa, cujo último gol havia sido na semifinal do Goiano, pelo Atlético, contra o próprio Goiás.
Mais uma vez, o público não pode comparecer à partida, que foi disputada em regime de protões fechados, em cumprimento a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD – ao Goiás, por conta de distúrbios da torcida em jogo anterior do time.
|
|
RECUPERAÇÃO
Foi a segunda vitória consecutiva do Goiás desde a chegada do treinador Argel Fucks, que dirigiu o time exatamente nesses dois jogos, e o triunfo confirma a reação da equipe depois que o técnico assumiu.
Com a vitória, o alviverde goiano ganhou duas posições na tabela de classificação, passando a ocupar o 12º lugar, com 23 pontos, deixando de flertar com a zona de rebaixamento para mirar o grupo que terá direito ao acesso à Série A.
Pelo outro lado, o CRB perdeu a série invicta de oito partidas, caiu quatro posições na tábua dos pontos e terminou a rodada mais distante do chamado G-4. O time alagoano agora ocupa o nono posto, com 25 pontos.
Ambas as equipes voltarão a campo terça-feira, 1º de agosto, quando a Série B terá rodada completa.
O Goiás viajará a Porto Alegre, Rio Grande do Sul, onde enfrentará o Internacional, no Estádio Beira Rio, a partir das 21:30 horas.
O CRB irá a Curitiba, no Paraná, para jogar contra o Paraná Clube, no Estádio Durival de Britto, a partir das 19:15 horas.
INDIVIDUALIDADES
Embora seja facilmente notada uma evolução no coletivo, a vitória dos goianos foi marcada pelo ressurgimento de algumas individualidades que estavam apagadas. Outras deram as caras pela primeira vez como protagonista no time esmeraldino.
Foi o caso do meia Andrezinho, que fez seu primeiro gol pelo clube. O goleiro Marcelo Rangel também brilhou, como fez em várias oportunidades anteriores. Novamente, o arqueiro pegou até pênalti. Foi o sétimo defendido em 12 marcados contra na temporada.
Mas quem recuperou o brilho de fato foram os centroavantes Léo Gamalho e Júnior Viçosa, que quebraram longo jejum de gols. O primeiro ficou 107 dias sem marcar. O último gol dele havia sido contra o Fluminense, pela Copa do Brasil.
Júnior Viçosa, por sua vez, trocou até de time antes de voltar a marcar. O último gol que ele havia assinalado foi na semifinal do Campeonato Goiano, quando ainda atuava pelo Atlético Goianiense. O gol foi marcado contra o próprio Goiás, em 17 de abril.
JOGO
Em um Serra Dourada vazio, o CRB começou a partida se sentindo em casa e foi logo para cima do adversário. Neste período o time visitante ameaçou pelo menos duas vezes, em cabeçadas perigosas do zagueiro Gabriel e do meio-campista Danilo Pires.
Com o passar do tempo, porém, o Goiás melhorou e tomou conta das ações. Sua primeira oportunidade surgiu aos 21 minutos, quando o lateral esquerda Carlinhos arriscou de longe e obrigou o goleiro Edson Kölln a fazer difícil defesa.
Foi um sinal de que o gol dos donos da casa não demoraria a sair. E ele veio aos 29 minutos. Após uma jogada que se desenvolveu pelo lado direito do ataque esmeraldino, o meia Andrezinho surgiu livre na pequena área para completar cruzamento rasteiro do atacante Carlos Eduardo.
E o Goiás ampliou o marcador ainda na primeira etapa. A jogada aconteceu aos 42 minutos, com Andrezinho caindo pela direita e cruzando na medida para Léo Gamalho tocar no canto e encerrar o longo jejum de gols.
DEFININDO
Após as equipes voltarem do intervalo, o time goiano não precisou de mais de três minutos para definir o marcador no Serra Dourada. Andrezinho cobrou escanteio na ponta direita. O zagueiro Fábio Sanches desviou de cabeça e a bola sobrou limpa para Júnior Viçosa também encerrar o seu próprio jejum.
Com 3 a 0 no placar e a vitória praticamente assegurada, o Goiás passou a jogar com tranquilidade, permitindo aos visitantes que tomassem a iniciativa de buscar as ações ofensivas. E o CRB partiu para o ataque.
Aos 20 minutos, Fábio Sanches derrubou o centroavante Neto Baiano dentro da área. O árbitro marcou a penalidade máxima e expulsou o zagueiro, que recebeu o segundo cartão amarelo no lance.
O próprio Neto Baiano se encarregou da cobrança, mas parou nas mãos de Marcelo Rangel, que fez a sétima defesa em 12 pênaltis contra ele nesta temporada. O CRB continuou tentando o gol, sem sucesso, enquanto o Goiás jogou no contra-ataque até o fim, mas nenhuma das equipes obteve sucesso.
|