Serra Dourada tem sistema de segurança pioneiro no Brasil
A administração do Serra Dourada instalou nos últimos meses um sistema pioneiro no Brasil de câmeras em toda a estrutura do estádio. Algumas câmeras instaladas têm capacidade de deixar pessoas ou objetos, em alta definição, a quase 1 quilômetro de distância.
A comunicação é feita diretamente com a Polícia Militar de Goiás caso haja confrontos nas proximidades do Serra Dourada.
Ao todo são 19 câmeras – 11 fixas, sendo duas diretamente para os locais onde ficam as torcidas organizadas, e 8 móveis – todas elas em alta definição.
Estas câmeras tiram uma foto por segundo, de pelo menos 8 megapixels. Assim, as câmeras têm autonomia de ver a qualquer momento, mesmo que as pessoas tentem se esconder.
Nas próximas semanas – a intenção é que se instale até o amistoso do Brasil contra o Panamá, no dia 3 de junho – um sistema de reconhecimento facial. Se a pessoa tiver qualquer problema com a justiça, ela será identificada e a administração do Estádio avisará a Polícia Militar.
Outra medida de segurança será a instalação de uma impressora que imprimirá a foto do causador de uma eventual confusão e será repassado também para a PM, o que facilitará a sua identificação. Estas fotos também serão repassadas para a Secretaria de Segurança Pública de Goiás.
Ainda haverá a instalação de um Jecrim (Juizado Especial Criminal), em parceria com o Ministério Público de Goiás, Polícia Militar e Polícia Civil, e que funcionará no terceiro andar do Serra Dourada.
O Jecrim é um órgão da estrutura do Poder Judiciário brasileiro destinado a promover a conciliação, o julgamento e a execução das infrações penais consideradas de menor potencial ofensivo.
Como funciona o monitoramento
A sala de monitoramento é composta por 3 televisores de 42 polegadas, de led, e feitos especialmente para este tipo de serviço.
Como a sala é climatizada, os equipamentos podem funcionar durante 24 horas sem esquentar.
As câmeras instaladas no Serra Dourada funcionarão 24 horas por dia. Se qualquer movimentação estranha no entorno do estádio acontecer, a própria câmera focaliza e identifica as pessoas.
Caso a imprensa necessite de algum tipo de imagem para alguma reportagem, basta solicitar, por meio de ofício, à administração do Estádio Serra Dourada.
Segurança em primeiro lugar
Todas estas medidas foram solicitadas pela atual gestão do Serra Dourada, visando total segurança para o torcedor ir ao estádio e levar toda a sua família.
A administração do Serra Dourada também conseguiu junto ao Ministério Público, R$ 2 milhões para realizar melhorias para segurança do estádio. A destinação final do dinheiro ainda está sendo estudada.
Por Carlos Freitas