Após passar por uma completa recuperação, o gramado do Estádio Serra Dourada já está praticamente pronto para iniciar a longa e desgastante temporada futebolística de 2015. A expectativa é de que o campo de jogo receba algo em torno de 80 partidas oficiais no decorrer do ano. A primeira competição a ter jogos realizados no estádio será o Campeonato Goiano, cujo início será no dia 31 de janeiro.
Normalmente realizada ao final de cada temporada, a atual revitalização do gramado teve início no final de 2014. No total, trabalho necessita de aproximadamente 40 dias para ser concluído e o que a administração do estádio está realizando para este ano já se encontrar em sua fase final, que consiste, basicamente, do corte da grama e verificação manual de detalhes no gramado.
|
|
IMPORTÂNCIA
Mesmo com o trabalho intenso de manutenção durante o decorrer do ano, a revitalização da grama do Serra Dourada ao final da temporada é de suma importância para garantir a saúde e a qualidade do campo durante o período das competições oficiais. Isso vale para qualquer estádio, mas tem ainda mais peso no caso do Serra Dourada.
“O Serra Dourada é o estádio que mais recebe jogos no Brasil”, explica Itamir Arantes, o Gueroba, diretor de Infraestrutura Esportiva e Turística da Agetop, órgão responsável pelo estádio.
De fato, em 2014 foram 74 partidas oficiais, sem contar a utilização do campo para treinos e jogo da Seleção Brasileira. Para 2015, a previsão é de que este número cresça para além de 80 partidas. O estádio é local de mando de jogo para três clubes de Goiânia: Goiás, Atlético e Vila Nova.
O TRABALHO
O processo de revitalização no Serra Dourada foi comandado por Altair Luiz de Gonzaga, o coordenador de Manutenção do Gramado do estádio, e passou por quatro fases. A primeira delas foi a poda com corte vertical, raso, que praticamente deixou a grama na raiz. Em seguida, foi feita a aeração, que significa a construção de uma malha de pequenos furos/drenos em toda a superfície da grama.
O passo seguinte foi a descompactação do solo, importante para garantir a maciez do campo de jogo e o trabalho de drenagem. Nesta fase foi colocada camada de um (1) centímetro de areia sobre o gramado. Além de ajudar na drenagem, a areia tem a utilidade de eliminar as possíveis irregularidades no terreno.
Por fim aconteceu a fase da adubação, parte do trabalho em que foram aplicados formicida e herbicida para eliminar possíveis pragas, garantindo que o gramado esteja sempre belo e eficiente. A semana final antes da reabertura do estádio, o trabalho é de corte normal da grama e a verificação detalhada e retirada, manualmente, de pequenas pragas que resistiram aos remédios aplicados.
De acordo com Izabella Maia, gerente do Serra Dourada, o propósito é garantir que o campo do estádio ofereça sempre as melhores condições de jogo, independente do grande volume de utilização.
“O trabalho de recuperação é muito importante para dar uma vida nova ao gramado. Com esta medida, a administração do estádio garante a qualidade de seu campo, sejam quais forem as circunstâncias climáticas. Ano passado, por exemplo, aconteceram partidas sob temporal e o gramado permitiu o andamento do jogo sem problemas”, lembra ela.
JOGOS
A primeira competição oficial a utilizar o Serra Dourada em 2015 será o Campeonato Goiano da Primeira Divisão. A abertura do certame acontecerá no dia 31 de janeiro, mas a primeira partida no Serra Dourada está prevista para o dia 4 de fevereiro, uma quarta-feira. O jogo será entre Atlético Goianiense e Aparecidense, com início marcado para as 8:30 hs da noite. O primeiro clássico do ano será entre Atlético Goianiense e Goiás, partida prevista para o dia 8 de fevereiro, um domingo, às 5:00 hs da tarde, valendo pela terceira rodada do Primeiro Turno da Primeira Fase do campeonato.
|