Com o objetivo de tomar as medidas de prevenção cabíveis para que o evento transcorra sem problemas, representantes dos órgãos ligados à segurança pública se reuniram quarta-feira, 26, para tratar das duas partidas entre Vila Nova e Goiás pela decisão do Campeonato Goiano de 2017.
A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás – SSPAP-GO – e contou com a participação, também, de representantes dos dois clubes e da administração do Estádio Serra Dourada.
O representante do Serra Dourada foi Itamir Campos Arantes Júnior, diretor de Infraestrutura Esportiva e Turística da Agência Goiana de Transportes e Obras – Agetop - , órgão que administra o estádio.
|
|
A principal resolução tirada do encontro foi a determinação de que, a partir dos dois jogos decisivos e nos duelos seguintes entre Vila e Goiás, ocorrerá um posicionamento fixo na localização das torcidas dos dois clubes no principal palco do futebol goiano.
TROCA
Por determinação dos órgãos de segurança pública, a partir da próxima partida, os torcedores do Goiás ocuparão sempre o Setor Sul do Serra Dourada, ou seja, a parte do estádio que fica do lado da localização do Shopping Flamboyant.
Consequentemente, os torcedores vilanovenses irão ocupar o setor oposto, a Ala Norte do Serra Dourada, a área onde ficam os vestiários do estádio.
Até agora, o posicionamento era definido de acordo com o mando de jogo. Isto permitia que o detentor da primazia na escolha do lugar onde ficava a torcida era o mandante da partida.
Em geral, a opção era por ficar com o lado Norte, pela proximidade com os vestiários, permitindo maior interação com os jogadores e a arbitragem.
GEOGRAFIA
De acordo com os órgãos de segurança, a justificativa para a mudança de procedimento é a questão geográfica. Normalmente, a torcida do Goiás vem para o estádio oriunda do lado Sul da cidade, enquanto os vilanovenses chegam do Norte.
Isto provocava inevitável cruzamento das torcidas para se acomodarem dentro do Serra Dourada. Pelos levantamentos do órgãos de segurança, um cenário pronto para conflitos e mais trabalho para os contingentes encarregados da segurança.
Contudo, a determinação de posicionamento fixo para ambas as torcidas só valerá para partidas entre os dois clubes. Quando qualquer um deles enfrentar terceiros, voltará a ser adotada a regra vigente, ou seja, o mandante do jogo escolhe o lado para a sua torcida ficar.
|