Mesmo com vaga garantida na semifinal da competição, o Vila Nova decepcionou sua torcida ao ser derrotado por 3 a 2 pelo Itumbiara, domingo, 2, no Estádio Serra Dourada, pelo terceiro turno da primeira fase do Campeonato Goiano 2017.
O atacante Vanílson, que já atuou pelo Vila Nova, marcou dois dos três gols do Itumbiara. O terceiro foi assinalado pelo também atacante Gilmar, cobrando pênalti. Para o time da Capital, os artilheiros foram o zagueiro Alemão e o meio campista Moraes Júnior.
O duelo atraiu ao Serra Dourada o público de duas (2) mil e 38 pessoas. Deste montante, um (1) mil e 503 espectadores pagaram ingresso, o que proporcionou a arrecadação de R$ 21.165,00.
|
|
SALVAÇÃO
Se não alterou a vida do Vila Nova na classificação do campeonato, o resultado serviu para garantir a permanência do Itumbiara na primeira divisão do futebol goiano. O time estava ameaçado pelo descenso, mas, com os três pontos conquistados não corre mais riscos.
Aliás, o Itumbiara voltará a campo domingo, 9, quando receberá o Goiás, a partir das 16:00 horas, no Estádio JK; e, caso vença a partida, conquistará vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2018. Por enquanto, a equipe ocupa o quarto lugar no Grupo A do Goiano 2017, com 16 pontos.
O Vila Nova, por sua vez, permanece em segundo lugar no mesmo Grupo A, com 21 pontos. A equipe colorada não tem mais chances de ultrapassar a Aparecidense, líder na classificação geral, mas tentará superar o arquirrival Goiás, primeiro do Grupo, com 22 pontos.
Na última rodada, o Vila irá a Catalão para enfrentar o Crac, também no domingo, 9, a partir das 16:00 horas, no Estádio Genervino da Fonseca. O Crac já está rebaixado para a segunda divisão estadual.
JOGO
Apesar dos cinco gols, a partida não foi das melhores em termos técnicos. Pensando em ser mais ofensivo, o Vila entrou em campo com três atacantes, escalando o novato Stéfano Yuri no comando de ataque.
Contudo, quem se mostrou mais contundente nas jogadas ofensivas foi o adversário. Se utilizando de longos lançamentos para o centroavante Vanílson, o Itumbiara foi mais efetivo no ataque e não demorou a abrir o marcador.
Aos nove minutos de bola rolando, Vanílson foi acionado por Mateus Magro. Dominou a bola nas costas da defesa, pelo setor direito do ataque e fuzilou cruzado, fazendo 1 a 0 para sua equipe.
O gol não pareceu mudar a postura das duas equipes em campo e, desta forma, a situação se repetiu algum tempo depois. Aos 25 minutos, Vanílson saiu novamente na cara do goleiro Elisson com a bola dominada. E não perdoou, fazendo 2 a 0 para o Itumbiara.
REAÇÃO
Perdendo por dois gols de diferença, o Vila tratou de partir para a pressão sobre o visitante indigesto. E desta forma, diminuiu o marcador. Aos 41 minutos, o atacante Wallyson cobrou escanteio pela direita, o zagueiro Alemão subiu mais alto que a defesa e cabeceou para o fundo do gol.
Este foi o sinal para que o time colorado voltasse ainda mais determinado após o intervalo entre a primeira e a segunda etapas. E foi o que aconteceu. O Vila recomeçou a partida indo para cima do adversário.
Porém, sofreu um duro golpe aos oito minutos, quando Vanílson foi novamente lançado em profundidade e acabou derrubado pelo goleiro Elisson dentro da área. O pênalti foi determinado pela arbitragem e convertido por Gilmar, ampliando a vantagem do Itumbiara.
Deste momento em diante, o Vila Nova tentou de todas as formas inverter o marcador. Chegou a diminuir com o meio campista Moraes Júnior, aos 27 minutos, momentos após ele entrar em campo, substituindo o meia Everton.
Entretanto, apesar do esforço, o time colorado não conseguiu se recuperar. O atacante Moisés ainda mandou uma bola no travessão defendido por Rodrigo Calaça, do Itumbiara, mas o Vila deixou o campo derrotado e vaiado por sua torcida.
|