Concluído o primeiro turno do Campeonato Goiano de 2017, a Federação Goiana de Futebol – FGF – divulgou um balanço desta fase da competição, apontando, inclusive, alguns fatos inéditos na temporada.

Em termos de classificação, Vila Nova, com 11 pontos, e Atlético, com sete pontos, terminaram o turno como líderes dos grupos A e B, respectivamente. Na luta contra o rebaixamento, Anápolis, último do Grupo B; e Crac, de Catalão, lanterna no geral, concluíram a fase perdendo.

Entretanto, ainda é cedo para qualquer prognóstico definitivo, uma vez que o campeonato terá ainda dois turnos para o encerramento da primeira fase. Muita coisa pode, portanto, acontecer.


Logo do Campeonato Goiano 2017

PERSPECTIVAS

Mesmo assim, é possível apontar algumas tendências, analisando o que demonstraram as equipes na parte já disputada do campeonato, tanto em relação à classificação para a próxima fase, quanto a respeito da famigerada luta contra o rebaixamento.

No primeiro quesito, Vila Nova e Goiás aparecem com grande favoritismo para ficarem com duas das quatro vagas às semifinais da competição. Teoricamente, para as demais duas vagas, não se pode descartar nenhum dos demais oito times.

Contudo, para sete dessas outras oito equipes que lutam por vaga na semifinal, todo cuidado será pouco em relação ao perigo do rebaixamento. Isto porque, na verdade, elas lutarão em duas frentes. O céu ou o inferno, por assim dizer.

Do bloco dos oito que disputam a classificação, apenas o Atlético fica fora da batalha contra o rebaixamento, uma vez que a equipe rubro-negra está mais próxima da classificação à próxima fase do que do descenso à Divisão de Acesso.

Com o fim do primeiro turno, ficam faltando nove jogos para cada equipe na chamada Primeira Fase do Campeonato Goiano de 2017.

INÉDITOS

De acordo com o balanço da FGF, a quinta e última rodada do primeiro turno apresentou alguns fatos inéditos na competição. Um deles foi a primeira vitória da Aparecidense, que derrotou o Crac, de Catalão, por 3 a 1, em Aparecida de Goiânia.

Também aconteceu na rodada o primeiro empate do Atlético, único time que não havia empatado. O jogo foi contra o Itumbiara, em Goiânia, e terminou 3x3.

Curiosamente, este foi o mesmo placar de Rio Verde e Vila Nova, que se enfrentaram em Rio Verde. Dois resultados com este placar numa mesma rodada nunca tinha acontecido no Século 21 no Goianão.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.