Com o objetivo de garantir a qualidade do seu campo de jogo, considerado um dos melhores do País, a administração do Estádio Serra Dourada está revitalizando o seu gramado. O trabalho é feito todos os anos, aproveitando o recesso das competições oficiais.

Executada pela própria equipe da administração do estádio, que fica a cargo da Diretoria de Infraestrutura Esportiva e Turística da Agência Goiana de Obras e Transportes – Agetop -, a revitalização leva em torno de 30 dias para ser concluída.

A exemplo do que ocorre todos os anos, o cronograma foi elaborado para que o gramado esteja perfeitamente recuperado quando a temporada oficial do futebol tiver início. Em 2017, o calendário será aberto no dia 28 de janeiro, mas a primeira partida no Serra Dourada está prevista para o dia 5 de fevereiro.


Trabalhso de revitalização do gramado do Serra Dourada - 2017

FASES

A revitalização do campo de jogo do Serra Dourada acontece através de um processo em quatro fases. São elas o corte vertical, a aeração, a descompactação do solo e a adubação. O trabalho é executado sob a supervisão de Altair Luiz de Gonzaga, que é o coordenador de Manutenção do Gramado do estádio.

A poda vertical é o primeiro serviço a ser feito. Trata-se de um corte raso que deixa a grama praticamente na raiz. Após isto, é executada a fase da aeração, que é a feitura de uma malha de pequenos furos que servirão como drenos em toda a superfície do terreno.

É através desses furos/drenos que ocorre a oxigenação das camadas mais profundas do solo, fortalecendo, por consequência, a raiz da grama.

Na sequência, é realizada a descompactação do terreno, fase de extrema importância para garantir a maciez do campo de jogo para os atletas. Além disso, o solo descompactado facilita o trabalho de drenagem. Não é à toa que o Serra Dourada suporta verdadeiras tempestades sem alagamentos no gramado.

A aeração é a fase seguinte. Consiste na colocação de uma camada de um (1) centímetro de areia sobre a grama. Este processo tem dupla função. Uma delas é ajudar na drenagem. A outra é eliminar as possíveis irregularidades no terreno.

Por fim, chega a fase da adubação, parte do trabalho em que serão aplicados formicida e herbicida para combater possíveis pragas, garantindo que o gramado esteja sempre belo e eficiente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.