Em um jogo de pouca criatividade de ambas as equipes, o Vila Nova perdeu as boas oportunidades de gol que criou e acabou derrotado pelo Bahia, em pleno Estádio Serra Dourada, por 1 a 0, sexta-feira, 4, pela 34ª rodada da Série B do Brasileiro 2016.
O gol da vitória baiana foi assinalado pelo meio campista Juninho, no início do primeiro tempo, e o resultado da partida permitiu ao time retornar ao cobiçado G4, o grupo das quatro equipes que se classificam para a Série A na próxima temporada.
Com o Vila Nova sem chances de acesso e sem correr risco de rebaixamento, a partida não atraiu a atenção da torcida. O público no Serra Dourada foi de dois (2) mil e 106 espectadores, dos quais um (1) mil e 520 pagaram ingresso, proporcionando arrecadação de R$ 21.065,00.
|
|
IRRITAÇÃO
Apesar de, pelo menos, duas oportunidades excepcionais de marcar gols – uma delas sem goleiro -, o que mais irritou a maioria dos jogadores, comissão técnica e dirigentes do Vila Nova, foram supostos erros de arbitragem.
O time goiano reclamou, sobretudo, da não marcação do que seus membros consideraram dois pênaltis, além da expulsão do zagueiro Guilherme Teixeira. Todos os lances ocorreram na primeira etapa.
Contudo, mesmo com um jogador a menos em parte do segundo tempo, a equipe colorada foi melhor e desperdiçou a oportunidade de virar o marcador devido a erros dos seus próprios jogadores, que pecaram nas finalizações.
PRIMEIRO TEMPO
Com o Bahia precisando do resultado e o Vila Nova jogando quase que apenas para cumprir tabela, o jogo começou morno. Mas esquentou cedo. Aos seis minutos, o volante Juninho abriu o marcador após cobrança de falta ensaiada no bico da grande área, pelo setor direito do ataque.
Isto fez com que os donos da casa saíssem um pouco mais para a ofensiva, buscando escapar do resultado adverso. Entretanto, o Vila esbarrou na falta de criatividade do seu meio campo.
Mesmo assim, a equipe levou perigo à defensiva adversária e pipocaram os lances reclamados pelos vilanovenses. O primeiro foi aos 19 minutos, quando a bola explodiu na mão do lateral Eduardo dentro da área. A arbitragem considerou bola na mão.
POLÊMICA
A controvérsia prosseguiu porque, aos 43 minutos, o atacante Moisés foi lançado em profundidade, invadiu a área e caiu após sofrer combate do volante Renê Júnior. O árbitro considerou a jogada normal, para o desespero do avante colorado.
Pouco depois, aos 48 minutos, o zagueiro vilanovense Guilherme Teixeira cometeu falta dura sobre Juninho, impedindo contra-ataque do time baiano. O defensor goiano recebeu cartão amarelo e, como foi a segunda advertência, foi expulso da partida.
O primeiro tempo foi encerrado com as reclamações do time da casa e com um resultado que agradava os visitantes. Na prática, o Bahia tratou de se defender e tocar a bola para o tempo passar após ter assinalado o seu gol.
SEGUNDO TEMPO
Com um jogador a mais e vencendo a partida, tricolor baiano retornou para a etapa final com o time ainda mais fechado e na expectativa do relógio correr. Mas acabou vendo o Vila Nova criar seguidas chances de marcar.
A primeira delas foi logo aos cinco minutos do segundo tempo. Moisés fez boa jogada pela esquerda e rolou a bola para o lateral Maguinho que, livre, da altura da marca do pênalti, chutou para fora.
Aos 15 minutos, foi a vez do zagueiro Gustavo Geladeira, também livre, cabecear para fora bola levantada pelo lateral Marcelo Cordeiro. Contudo, a melhor oportunidade dos mandantes ainda estava por vir.
Ela aconteceu aos 21 minutos, quando o centroavante Frontini, que saiu do banco de reservas, recebeu de Maguinho dentro da área e, livre na listra da pequena área, sem goleiro, mandou na trave a mais clara chance de gol de toda a partida.
O Bahia ainda teve o lateral esquerdo Moisés expulso, aos 30 minutos, mas o Vila Nova não conseguiu acertar a pontaria e saiu mais uma vez derrotado do Serra Dourada.
NÚMEROS
Com a vitória em Goiânia, o Bahia foi a 56 pontos e subiu para a quarta posição na tabela da Série B, assumindo um lugar no G4. O Vila Nova, por sua vez, perdeu um posto, caindo para a 12ª colocação, com 46 pontos conquistados.
Ambos voltarão a campo terça-feira, 8, quando a Série B terá uma das chamadas rodadas completas. O Vila Nova atuará novamente em casa, só que desta vez no seu próprio estádio, o Onésio Brasileiro Alvarenga – o OBA -, recebendo o Brasil, de Pelotas (RS), a partir das 20:30 horas.
E o Bahia igualmente atuará em casa, recebendo o Sampaio Corrêa, do Maranhão, no estádio Fonte Nova , a partir das 21:30 horas.
|