Passados 27 anos da realização do último GP Brasil em suas dependências, o Autódromo de Goiânia voltará a sediar uma prova internacional de motovelocidade domingo, 23, a partir das 11:45 horas. A pista goiana receberá a sexta e última etapa do International Classic Grand Prix 2016, o campeonato internacional para motos de GP clássicas.

O evento terá entrada fraca para as arquibancadas e elevado do autódromo. Para quem quiser chegar mais perto das bólides, serão vendidos convites para a área de paddock ao valor de R$ 50,00.


Motos clássicas correrão no Autódromo de Goiãnia

A programação do final de semana incluirá, ainda, a sétima etapa da Porsche GT3 Cup Challenge, reunindo alguns dos mais importantes pilotos do automobilismo nacional da atualidade. A prova da Porsche, que é de endurance e terá 300 quilômetros ou duas horas e meia de duração, será no sábado, 22, a partir das 13:15 horas.

MOTOS CLÁSSICAS

O International Classic Grand Prix – ICGP - é um campeonato internacional para motos de Grand Prix das categorias 250 cc e 350 cc, fabricadas entre janeiro de 1974 e dezembro de 1984. O evento foi criado pelo francês Eric Saul, piloto vencedor de dois GPs das categorias 250 cc e 350 cc em 1981 e 1982.

A primeira prova da modalidade aconteceu no circuito de Paul Ricard, na França, em 1999. Cerca de 40 motos alinham em cada corrida, havendo classificação e pontuação em separado para quatro categorias. São elas a 350 cc, a 250 cc, a YC 250 e a Master.

Em termos de equipamento, as Yamaha TZ predominam, mas a marca japonesa tem forte concorrência das Kawasaki KR, Chevallier, Rotax, Bimota, Exactweld, Egli, Harris e Spondon.

TEMPORADA 2016

A temporada 2016 foi aberta em 17 de abril no circuito de Paul Ricard, na França. Seguiram-se as provas da Holanda, em Assen; Inglaterra, em Mallory Park; Croácia, em Grobnik; Itália, em Mugello; e agora é a vez do Brasil, em Goiânia.

Será a primeira vez que a modalidade realizará uma etapa fora da Europa contando pontos para o campeonato. O circo das motos clássicas já realizou corridas no circuito de Daytona, nos Estados Unidos, mas elas não valiam para o certame.

De acordo com Eric Saul, existe uma expectativa muito grande para a corrida de Goiânia porque este é o primeiro passo no sentido de transformar a modalidade em uma competição mundial.

“É muito interessante ter essa corrida no Brasil porque o objetivo do ICGP é se transformar no futuro em “World Classic Championship”, com corridas em todo o mundo. Goiânia será a primeira corrida fora da Europa a valer para o campeonato”, explicou ele.

AUTÓDROMO DE GOIÂNIA

A ligação do Autódromo de Goiânia com o motociclismo de velocidade é tão profunda que o próprio traçado do seu principal circuito – são três – lembra a figura de um motociclista em ação em uma prova de motovelocidade.

O evento de inauguração da pista goiana, em julho de 1974, foi aberto com uma corrida de motocicletas da categoria 350 cc. A prova foi vencida por Carlos Alberto Pavan, o "Jacaré", com uma Yamaha TZ da equipe de Edgard Soares.

Entre 1987 e 1989, o Autódromo de Goiânia sediou as três primeiras edições do GP do Brasil do Mundial de Motovelocidade, categorias 250 cc e 500 cc.

Agora o circuito volta a receber uma competição internacional de motos, com as categorias de 250 cc e as de 350 cc, que já não corriam no Mundial em 1987, quando do primeiro GP Brasil da modalidade.

Para outras informações a respeito deste evento e das atividades no Autódromo de Goiânia, clique no banner Autódromo de Goiânia na primeira página do nosso site, ou no link http://www.autodromodegoiania.go.gov.br/

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.