Com ares de decisão, Goiás e Vila Nova irão reeditar sábado, 15, o clássico que é considerado o mais importante da Região Centro-Oeste.
O jogo acontecerá no Estádio Serra Dourada, a partir das 16:00 horas, valendo pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2016.
Será a sexta vez que as equipes se enfrentarão nesta temporada e, até agora, somente o Goiás conseguiu vencer o duelo. O time esmeraldino ganhou duas vezes e aconteceram três empates. A partida de sábado será a última oportunidade para o Vila bater o rival em 2016.
|
|
DECISÃO
Embora Goiás e Vila Nova tenham poucas chances de acesso à Série A e praticamente não corram riscos de rebaixamento, o duelo entre ambos terá ares de decisão. Isto se deve à posição de ambos na tabela de classificação da Série B.
Apesar de o Vila ter um jogo a mais para realizar, os times estão empatados em pontos, cada um com 40 conquistados. Como não existe a possibilidade de empatar na classificação, a equipe colorada aparece adiante devido aos critérios de desempate.
O Vila Nova está uma posição à frente na tabela por levar vantagem no critério de desempate de número de vitórias. O Vila tem 11. O Goiás 10. Assim, os colorados aparecem em 12º lugar e os esmeraldinos na 13ª colocação.
Esta proximidade entre eles é o que faz o confronto de sábado ser decisivo. A grande rivalidade entre os dois clubes estabelece um subliminar “campeonato” exclusivo entre ambos. E este duelo poderá definir este certame particular.
RETROSPECTO
Considerando os resultados verificados entre eles nesta temporada, o Goiás aparece como principal candidato a este título simbólico. Para começar, foi o único a vencer o clássico em 2016, num total de cinco partidas realizadas até agora.
Foram quatro jogos pelo Campeonato Goiano, cujo título foi conquistado pelo Goiás, e o duelo do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Nestes cinco jogos, o Goiás venceu duas vezes, ambas no certame estadual.
A primeira vitória foi no dia 31 de janeiro, na abertura do Goianão. O Goiás superou o rival por 2 a 0. O time esmeraldino voltou a triunfar no segundo jogo da fase play-off entre ambos, desta vez por 1 a 0.
Nos demais confrontos, foram verificados três empates, dois pelo Goiano e um pela Série B nacional. No Estadual foram um 0 a 0 e um 1 a 1, enquanto no Brasileiro se repetiu a igualdade por 1 a 1.
|