Em uma noite em que as coisas não deram certo para sua equipe, o Atlético deixou escapar a chance de assumir a liderança, ainda que provisória, da Série B do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado pelo Londrina, do Paraná, por 2 a 1, em pleno Serra Dourada, terça-feira, 12.
Foi apenas a terceira derrota do time atleticano na competição, mas o revés pode custar caro ao rubro-negro goiano que, além de não ter assumido a ponta da tabela de classificação, poderá, ainda, ser ultrapassado por CRB (AL) e Ceará, até o final da rodada.
|
|
A estrela do jogo foi o centroavante Keirrison, que marcou os dois gols da representação paranaense. Grande promessa que não vingou, o jogador parece reencontrar, aos poucos, um bom futebol no comando de ataque do Londrina. O zagueiro Marllon foi o autor do gol atleticano.
O duelo atraiu ao Serra Dourada público de duas (2) mil e 513 pessoas. Deste montante, um (1) mil e 744 espectadores pagaram ingresso, proporcionando arrecadação de R$ 35.205,00.
DEFESAS
Como era de se esperar, o jogo que reuniu as duas melhores defesas do campeonato até o momento, começou travado, sem muitas oportunidades de vantagem para os atacantes. O Londrina postado atrás e o Atlético tentando explorar um trio de meias, formado por Magno Cruz, Jorginho e Marquinho.
Mas o trio não se afinou e os donos da casa tiveram dificuldades para se impor, mesmo em seu próprio território. O desacerto atleticano permitiu ao Londrina um pouco mais de ousadia e o time visitante começou a sair um pouco mais para o ataque, principalmente com as movimentações rápidas do atacante Jô.
Contudo, as chances de gol continuaram poucas e as melhores só deram as caras já na fase final da etapa inicial da partida. A primeira delas foi dos donos da casa. O meia Jorginho recebeu passe do volante Michel, se livrou da marcação e bateu para ótima defesa do goleiro paranaense, Marcelo Rangel.
IMPEDIMENTO
Pouco depois, aos 35 minutos, veio o troco do time visitante. E foi fatal. Contando com a colaboração da arbitragem, que deixou de assinalar impedimento de Keirrison; e do goleiro Márcio, que falhou, o Londrina chegou ao primeiro gol do jogo.
O volante Jumar bateu falta com violência. O goleiro Márcio rebateu a bola para a frente do gol que defendia e a pelota caiu nos pés de Keirrison, que, impedindo, deu um tapa na bola e a mandou no ângulo. A arbitragem ignorou a irregularidade no lance e validou o gol.
A vantagem no marcador deu ainda mais tranquilidade aos jogadores visitantes e o Londrina ampliou sua postura defensiva. Para o Atlético, o efeito foi obviamente o oposto, piorando ainda mais a pouca criação do time.
ATAQUE
Em desvantagem no marcador e no controle do jogo, o técnico atleticano Marcelo Cabo resolveu partir definitivamente para a ofensiva e o time voltou do intervalo com o centroavante Júnior Viçosa no lugar do meia Jorginho.
Com isto, o Atlético passou a ter dois atacantes de referência dentro da área adversária: Viçosa e Alison, que começou a partida na função. A ideia, porém, não funcionou e os dois chegaram a atrapalhar um ao outro em alguns lances. Melhor para o Londrina, que continuou mais perigoso.
Keirrison, que ficou no banco de reservas nos três compromissos anteriores, prosseguiu mostrando que estava em noite inspirada e levando perigo ao gol atleticano, principalmente em chutes de longa distância, invariavelmente rebatidos para frente pelo goleiro Márcio.
EMPATE
Mesmo assim, o Atlético conseguiu chegar ao empate. Aos 29 minutos da etapa complementar, Júnior Viçosa desviou um cruzamento de cabeça e a bola bateu na trave, no lateral Lucas Ramon e sobrou para o zagueiro Marllon, que empurrou para a rede.
Contudo, a torcida rubro-negra nem teve tempo de comemorar, porque no minuto seguinte, aos 30, o Londrina desempatou o jogo novamente, para o desespero dos torcedores locais.
A defesa do Atlético cochilou em cobrança de escanteio, o meio-campista Rafael Gava recebeu bola completamente livre pela direita e cruzou para o centro da área, onde estava Keirrison, igualmente desmarcado. O artilheiro completou de primeira para o fundo do gol.
PERDEU
Com a derrota, o Atlético perdeu a chance de se tornar líder da Série B do Brasileiro, pelo menos até o final da semana, quando o Vasco da Gama (RJ), que está na ponta, entrará em campo. Pior ainda é que o time goiano poderá perder duas posições na tabela.
Por enquanto, a equipe está no segundo lugar, com 29 pontos, mas poderá ser superada por CRB, de Alagoas, e pelo Ceará, que estão próximos ao Atlético em pontos e jogarão no final da semana.
O Londrina, por sua vez, se aproximou do G4. O time paranaense chegou a 24 pontos e assumiu o sexto lugar. Mas também poderá ser ultrapassado e perder posições até a conclusão da rodada.
Ambos voltarão a campo dia 23, sábado. O Atlético visitará o Tupi, em Juiz de Fora, Minas Gerais, jogo cujo início está previsto para as 21:00 horas.
Já o Londrina receberá o Sampaio Corrêa, do Maranhão, no Estádio do Café, a partir das 16:00 horas.
|