Goianão 2016 encerra primeira fase sem grandes surpresas
Após 15 rodadas e 14 jogos para cada um dos 10 participantes, a primeira fase da primeira divisão do Campeonato Goiano 2016 chegou ao fim domingo, 10. O saldo desta longa etapa apresentou Goiás, Atlético, Anápolis e Vila Nova como as quatro equipes semifinalistas da competição.
Os três turnos disputados definiram, também, os dois times rebaixados para a segunda divisão do futebol goiano, a chamada Divisão de Acesso. São eles o Trindade e a Anapolina.
A etapa semifinal do Campeonato Goiano tem início marcado para o sábado, 16, em Anápolis, quando o Anápolis receberá o Atlético, a partir das 18:30 horas, no Estádio Jonas Duarte.
O outro confronto da fase será o clássico entre Vila Nova e Goiás. O primeiro duelo terá mando do Vila e está marcado para domingo, 17, a partir das 16:00 horas, no Estádio Serra Dourada.
CLASSIFICADOS
Entre as equipes classificadas para a segunda fase do Goianão, o destaque fica para Anápolis e Vila Nova. Ambos os times vieram da segunda divisão no ano passado, quando igualmente se destacaram.
O Vila foi o campeão da divisão de acesso em 2015 e obtêm a condição de semifinalista na primeira divisão este ano após três temporadas sem sucesso. O Anápolis, o vice da série B goiana em 2015, não chegava à semifinal da primeira divisão desde 2008.
Já o Atlético voltou a passar para a segunda fase do Goianão após ficar fora no ano passado, A ausência em 2015 quebrou uma sequência de nove semifinais consecutivas. O time foi campeão pela última vez em 2014.
Em comparação às semifinais do ano passado, o Goiás é o único dos quatro classificados repetidamente. Esta é a 14ª vez consecutiva que o clube chega a esta fase do Goianão. Também é a quinta vez seguida que obtêm o título simbólico de campeão da primeira fase.
Ao contrário das temporadas anteriores, porém, o Goiás não terá nenhuma vantagem por ter terminado a fase de classificação em primeiro lugar.
ELIMINADOS
Apesar de eliminados das fases seguintes do certame, algumas equipes ainda tem o que comemorar ao final da etapa classificatória do Goianão 2016.
É o caso do Itumbiara, que terminou a fase na quinta posição e, desta forma, garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2017.
O mesmo acontece com a Aparecidense. Sexta colocada no goiano, a equipe ficou com a terceira vaga goiana na mesma competição nacional, ou seja, o Brasileiro da Série D em 2017.
E existem os que não têm rigorosamente nada a comemorar. São os casos de Trindade e Anapolina, que foram rebaixados para a segunda divisão estadual em 2017.