Terminado o primeiro turno do campeonato estadual, a Federação Goiana de Futebol – FGF – divulgou um balanço da primeira fase do certame. A entidade constatou que Atlético e Goiás despontam como favoritos ao título, mas apontou equilíbrio entre as outras oito equipes da competição.

Para os analistas da FGF, após as cinco primeiras rodadas do estadual Atlético e Goiás, que veem dividindo a hegemonia no futebol goiano dos últimos anos, aparecem mais uma vez com “grande favoritismo” para ficarem com duas das quatro vagas às semifinais da competição.


Logo do Campeonato Goiano de Futebol de 2016

Fora isso, os especialistas da Federação acham que, pelo menos na teoria, não é possível descartar nenhuma das outras oito equipes que estão no certame da disputa pelas duas outras vagas às semifinais.

Com respeito ao rebaixamento, a análise segue mais ou menos o mesmo caminho.

Após o primeiro turno da primeira fase, apenas Goiás e Atlético estariam fora da zona de risco de cair para a segunda divisão estadual, a chamada Divisão de Acesso. Para a FGF, no momento, as demais oito equipes estão igualmente correndo este risco.

CURIOSIDADES

O levantamento da FGF apresenta, ainda, algumas curiosidades entre os vários números que compõem a extensa estatística da competição até agora.

No total, foram disputadas 25 partidas até o momento. Nestes confrontos foram assinalados 50 gols, o que proporciona uma média de dois gols por jogo.

O Atlético, que é o time com mais pontos na classificação geral, 13, é também o único que ainda não perdeu.

Já a Aparecidense, que foi apontada como uma das favoritas antes do início do certame, é o único time que ainda não venceu.

O Goianésia é o único que ainda não empatou. Das cinco partidas que a equipe disputou, perdeu quatro e ganhou apenas uma, sendo que a vitória foi sobre o Goiás.

Curiosamente, é do Goianésia o artilheiro do campeonato até o momento. Trata-se do centroavante Nonato, que já marcou três vezes.

O ataque mais positivo, porém, é o do Atlético, que mesmo sem contar com seu principal atacante, assinalou 11 gols.

O ataque que menos funcionou foi o da Anapolina, que marcou apenas um tento.

Também é o Atlético o time que menos sofreu gols, primazia que divide com a Aparecidense. Cada defesa foi superada apenas três vezes.

Já a defesa mais vazada foi a do Goianésia, que sofreu 12 gols.

O resultado que mais aconteceu foi o de 1 a 0, que se repetiu sete vezes nos 25 jogos disputados.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.