Tudo pronto no Serra Dourada para a abertura da temporada 2016 do futebol. O estádio passou por adaptação e revitalização, adequando-se ao que foi solicitado pelos órgãos de segurança pública e as instituições de normatização e organização do futebol. Atendeu as exigências de todos e está pronto para os jogos.
A primeira competição a utilizar o Serra Dourada será o Campeonato Goiano da Primeira Divisão, cujo início acontecerá no final de semana de 30 e 31 de janeiro. O primeiro jogo no estádio será entre Atlético Goianiense e Crac, de Catalão, que será no sábado, 30, a partir das 5:00 horas da tarde.
Contudo, o principal evento do final de semana de abertura do certame será no dia seguinte, domingo, 31, quando será disputado o primeiro clássico do chamado Goianão 2016. Será o confronto entre Vila Nova e Goiás, marcado para as 5:00 horas da tarde.
|
|
Apesar de reunir as agremiações com as duas maiores torcidas do Estado, o clássico será realizado com a presença de apenas uma delas. O privilégio será dos aficionados do time mandante, no caso, o Vila Nova. A medida foi uma decisão dos clubes.
SEGURANÇA
Para receber o laudo atestando que o estádio está em condições de segurança para receber grandes eventos, a administração do Serra Dourada teve que atender algumas exigências da Polícia Militar - PM. A principal delas em relação à divisão dos torcedores rivais dentro do complexo.
O Batalhão de Eventos da PM, comandado pelo tenente-coronel Clauber Freitas Andrade, demonstrou preocupação com possíveis confrontos entre torcedores e solicitou que a divisão entre eles dentro do estádio fosse feita atrás de mecanismo fixo.
Anteriormente, o processo acontecia com uma barreira de grades móveis. A administração do Serra Dourada atendeu à requisição da PM e esta divisória será feita, a partir de agora, através de uma cerca fixa, instalada no setor de arquibancadas Leste, lado oposto às tribunas, na altura da divisão do meio-campo.
DELEGAÇÕES
Outro ponto que preocupava a Polícia Militar era a área de entrada n o estádio para as delegações dos clubes envolvidos nos jogos. Para a PM, o local apresentava fácil acesso também aos torcedores, o que dificultava o trabalho de segurança para jogadores e demais profissionais ligados aos clubes ou à organização dos eventos.
Por isso, o Batalhão de Eventos solicitou, também, algumas alterações no setor, visando isolar a área da presença de torcedores e/ou pessoas alheias à organização dos jogos. A solicitação foi igualmente acatada pelos administradores do estádio.
Desta forma, de agora em diante, não apenas o estacionamento em frente ao portão de entrada, bem como uma área aberta na arquibancada Norte, acima deste portão, ficarão fora do alcance dos torcedores.
Além destas mudanças mais significativas, foram feitas outras intervenções menores, todas visando melhorar a segurança no estádio, atendendo também às exigências do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. E com isso o Serra Dourada recebeu todos os laudos autorizando seu funcionamento.
|