Foi o melhor jogo do ano até agora. Goiás e Atlético realizaram um clássico para ninguém botar defeito domingo, 14, no Serra Dourada, e empataram em 2 a 2, na rodada que encerrou o primeiro turno do Campeonato Goiano de 2016.
Os gols foram assinalados pelo atacante Rafhael Lucas e o meia Wagner para o Goiás, enquanto o goleiro Márcio, cobrando pênalti, e o lateral Ednei, em cobrança de escanteio, o chamado gol olímpico, para o Atlético.
Disputada após uma forte chuva em Goiânia, a partida teve público e renda aquém da expectativa dos dirigentes.
|
|
No total, oito (8) mil e 170 pessoas compareceram ao estádio, sendo que seis (6) mil e 960 pagaram ingresso, somando a arrecadação de R$ 88.300,00.
EMOÇÃO E POLÊMICA
Cheio de emoção, o duelo foi repleto de chances de gol e polêmicas em relação à arbitragem. Também teve dois pênaltis - apenas um foi convertido, outro foi perdido pelo goleiro Márcio - e outro golaço olímpico do lateral atleticano Ednei, repetindo o feito de uma semana atrás, quando igualmente assinalou um tento desta forma.
Equilíbrio é a palavra para definir o encontro. Apesar disso, o primeiro tempo foi quase todo disputado sob o ritmo imposto pelo Goiás. A equipe esmeraldina começou melhor o jogo. Com mais posse de bola, foi logo criando boas oportunidades de gol e não demorou a abrir o marcador.
A primeira chance foi logo aos quatro minutos, o volante Patrick bateu de longe para defesa de Márcio, que mandou a bola para escanteio. Na jogada seguinte, o Goiás chegou ao primeiro tento. O meia Daniel Carvalho deu um toque de categoria enfiando em profundidade para o atacante Rafhael Lucas, que bateu cruzado, sem chances para Márcio.
Retornando após ausência na rodada anterior, a dupla formada por Carvalho e Lucas se apresentou muito bem no início da partida e o resultado disso foi que o centroavante quase ampliou o placar aos 24 minutos, mas perdeu chance na pequena área.
REAÇÃO E EMPATE
Por sua vez, o Atlético pouco chegou à meta adversária na primeira fase do jogo, mas conseguiu empatar antes do intervalo. O meia Jorginho recebeu pela esquerda, entrou na área e caiu em disputa com o volante Willian.
O árbitro Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) assinalou penalidade. Márcio converteu e fez o 37º gol na sua carreira.
Mas, se o primeiro tempo foi movimentado, os 45 minutos finais reservaram emoções ainda maiores. Desta vez, foi o Atlético que se lançou à frente desde o início da etapa. Logo aos quatro minutos, o centroavante Alison desperdiçou ótima oportunidade de virar o jogo.
Ele recebeu excelente cruzamento de Ednei e, sozinho na área, isolou a bola sobre o gol defendido por Renan. Contudo, a pressão continuou e a virada não tardou a acontecer.
Aos 22 minutos, o volante William Schuster saiu cara a cara com Renan, finalizou por cima, mas foi tocado pelo goleiro esmeraldino. O árbitro marcou outro pênalti. O goleiro atleticano se apresentou para bater novamente e repetiu o canto da cobrança anterior. Só que, desta vez, viu o chute ser defendido pelo colega rival.
Ato contínuo ao lance, o técnico do Goiás, Enderson Moreira, foi expulso por reclamação.
EQUILÍBRIO FINAL
Ao contrário do que se poderia imaginar, a defesa de Renan no pênalti não mudou o panorama do jogo naquele momento e o Atlético prosseguiu em busca da virada. E ela, enfim, aconteceu. Aos 31 minutos, o lateral Ednei fez o improvável e repetiu uma façanha que havia realizado uma semana antes, em Itumbiara, cidade do interior goiano.
Ele, que bate muito bem na bola, cobrou escanteio com veneno e contou com falha de Renan para fazer o segundo gol atleticano. Foi também o segundo golaço olímpico do jogador no atual campeonato.
Quando pareceu que a fatura estava liquidada e que o rubro-negro goiano levaria os três pontos para casa, o Goiás conseguiu buscar o empate. O meia Wagner, que entrou no segundo tempo, recebeu livre na área e bateu de perna direita para o gol vazio, em função de saída equivocada do goleiro Márcio, dando números finais ao marcador.
Com o resultado, as duas equipes mantiveram as lideranças de suas chaves no certame. O Goiás chegou a 10 pontos na Grupo A. Já o Atlético, apesar de ter perdido os 100% de aproveitamento, segue isolado na ponta do Grupo B, com 13 pontos.
Ambos voltarão a jogar sábado, às 17 horas. O Goiás visitará a Anapolina, no Jonas Duarte, em Anápolis, enquanto o Atlético receberá o Itumbiara, no Serra Dourada.
|