Reunião define que clássicos entre Goiás e Vila terão torcida única
Considerado o principal jogo do futebol goiano e até da Região Centro-Oeste, o duelo entre Vila Nova e Goiás reúne as duas agremiações de maiores torcidas do Estado. É, historicamente, a partida que atraí mais interesse de público na região.
Apesar disto, no Campeonato Goiano de Futebol da Primeira Divisão em 2016 apenas uma das duas torcidas estará presente cada vez que o jogo for realizado. A decisão foi tomada em um encontro dos clubes na sede da Federação Goiana de Futebol – FGF -, poucos dias antes da primeira partida do ano.
SEGURANÇA
Segundo os clubes e a FGF, vários fatores levaram à adoção da chamada torcida única para este clássico. Um deles é a segurança, embora o Serra Dourada tenha atendido todas as solicitações feitas pelo Batalhão de Eventos da Polícia Militar, responsável por definir os riscos e dar a segurança em eventos deste porte.
De início, o acordo entre os clubes valerá para os dois jogos da Primeira Fase do Campeonato Goiano e possíveis futuros confrontos que poderão ocorrer nas fases Semifinal e Final. Mas nem os dois clubes e nem a FGF bateu o martelo impossibilitando uma nova resolução no decorrer do campeonato.
Contudo, todas as partes deixaram claro que tal mudança dificilmente ocorrerá.
O regime de torcida única, porém, só será adotado para jogos entre Goiás e Vila. Nos demais clássicos, envolvendo o Atlético Goianiense, a divisão do estádio será de 50% para cada torcida. Nas partidas envolvendo equipes da capital e do interior, a torcida visitante será colocada nas cadeiras e terá 10% da carga de ingressos.
Participaram da reunião o Presidente da FGF, André Pitta, o Comandante do Batalhão de Eventos da Polícia Militar, Tenente Coronel Cláuber Andrade e Administrador do estádio Serra Dourada, Itamir Campos. Representando os clubes de Goiânia - Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova – estiveram presentes Júnior Mortoza, Aledino Montes e Gutemberg Veronez, respectivamente.