Foi um pouco mais dramático que o desejado pela torcida, mas o Atlético Goianiense afinal se livrou do risco de rebaixamento e está garantido na Série B da próxima temporada. O alívio veio com a vitória por 3 a 1 sobre o Oeste (SP), sexta-feira, 20, no Serra Dourada.
Com o resultado o time goiano somou 46 pontos na tabela e ao final da rodada ficou quatro pontos à frente do Ceará, o primeiro clube na zona de rebaixamento. Como resta apenas uma rodada para o fim do certame e, consequentemente, apenas mais três pontos em jogo para cada um, o Atlético não poderá mais ser alcançado por nenhum rival nesta luta.
|
|
Para assistir ao jogo, o Serra Dourada recebeu quatro (4) mil e 574 pessoas, das quais quatro (4) mil e 231 pagaram ingresso, somando renda de R$ 9.414,00.
JOGO
Uma forte chuva foi a personagem principal nos primeiros minutos de partida. Em que pese a excelente drenagem do Serra Dourada, que garantiu um campo sem poças de água mesmo com o temporal que caiu, a grama molhada transformou os chutes de longe em perigosa arma para ambos os times.
E foi exatamente assim que o Oeste assustou os donos da casa ao abrir o placar com apenas cinco minutos de jogo.
O meio-campista Renan Mota recebeu na entrada da área, pela direita, e arriscou chute cruzado com a perna canhota. Ele bateu colocado, mandando a bola na trave direita do atleticano Márcio. Na volta, a bola foi contra as costas do goleiro e entrou.
O susto dos goianos foi grande, mas assim como a chuva, ele foi diminuindo na medida em que o Atlético mostrou bom desempenho em campo, assumindo o controle da partida.
Com um bom toque de bola, o time foi envolvendo o rival até que o atacante Juninho foi derrubado pelo volante Foguinho dentro da área. Pênalti assinalado e cobrado pelo goleiro Márcio, que empatou a partida aos 19 minutos.
O jogo era um confronto direto na luta contra o rebaixamento e, por isso, ambas as equipes jogaram abertas, buscando o ataque. Desta forma, várias oportunidades foram criadas até o final da primeira etapa, mas o placar permaneceu em 1 a 1.
LETRA
Após o intervalo, os times retornaram com a mesma disposição e buscando o gol. Os visitantes foram os primeiros a ameaçar e em duas oportunidades tiveram a chance de pular na frente no marcador. Contudo, o goleiro Márcio salvou os donos da casa.
Aos 14 minutos, porém, foi a vez do Atlético ter a oportunidade e não houve o que a defesa do Oeste pudesse fazer para impedir o gol dos goianos.
O meia Jorginho invadiu a área pela direita e, na saída do goleiro Leandro Santos, tocou rasteiro para a frente do gol desguarnecido. O centroavante Júnior Viçosa entrou no meio da zaga e mandou “de letra”, virando o jogo no Serra Dourada.
Mesmo atuando fora de casa, a derrota era um desastre para o Oeste, que partiu para o ataque em busca do empate. Com isso, abriu espaços no seu setor defensivo. E o Atlético se aproveitou disso para “matar” o jogo.
Após cobrança de falta, o goleiro do Oeste, Leandro Santos, saiu mal do gol e a bola sobrou na marca do pênalti para o volante Pedro Bambu. Ele encheu o pé, a queima roupa, para marcar o terceiro do Atlético, aos 30 minutos da etapa complementar.
Este foi apenas o segundo gol da carreira de Pedro Bambu. Mas ele garantiu a vitória e a permanência do Atlético na Série B do Campeonato Brasileiro para o próximo ano.
Ambas as equipes ainda tem um compromisso cada no certame desta temporada. O Atlético voltará a campo no sábado, 28, às 5:30 horas da tarde, contra o Bahia, na Fonte Nova, em Salvador.
No mesmo dia e horário, o Oeste receberá o Paysandu (PA), no estádio José Liberatti, em Osasco, São Paulo.
|