Numa partida de sete gols, o Atlético Goianiense foi derrotado pelo Macaé, do Rio de Janeiro, por 4 a 3, sábado, 14, em pleno Serra Dourada. Com isso, o time goiano viu sua situação na Série B do Brasileiro se complicar muito e crescer o risco de rebaixamento, justamente num momento em que a competição se aproxima do encerramento.
Ameaçadas pela degola, as duas equipes protagonizaram um duelo repleto de emoções, que só foi definido aos 43 minutos da etapa final. Andando sempre à frente no marcador, o Macaé chegou a abrir uma vantagem de 3 a 1, mas assistiu aos donos da casa chegarem ao empate aos 39 minutos da etapa final.
|
|
Contudo, o time fluminense ainda teve forças para buscar o quarto gol, aos 43 minutos, garantindo a vitória dramática.
E drama mesmo passou a viver o Atlético, que de outrora tranquilo na competição, se tornou um ameaçado pelo descenso. A saída para escapar do rebaixamento será vencer o próximo jogo, um confronto direto contra o Oeste (SP), também ameaçado de queda.
Menos mal que esta partida será nos domínios atleticanos, mas, para ser bem-sucedido na empreitada e afastar de vez o fantasma da Série C, o time terá que superar os próprios demônios, como a perda de foco na reta final da competição.
O JOGO
Desde o início da partida, ficou evidente que o duelo seria movimentado. Logo aos quatro minutos, o Macaé teve a primeira oportunidade de gol do jogo. O atacante Anselmo recebeu a bola livre na grande área atleticana, passou para o também atacante Pipico que, de cara para o gol, chutou forte. O goleiro Márcio fez bonita defesa. Os donos da casa devolveram na mesma moeda. Os meio-campistas Régis e Washington arriscaram chutes de fora da área, aos 19 e 21 minutos, respectivamente, e quase bateram o goleiro Rafael.
Mas quem abriu o placar foi o time visitante. Aos 32 minutos, o volante Wagner Carioca cobrou falta do volante Régis no meio-campista Fernando Neto. Mesmo de longe, o chute foi no ângulo e Márcio não conseguiu defender.
No minuto seguinte, o atacante Juninho foi derrubado na área do Macaé, mas a arbitragem não assinalou o pênalti. Mesmo reclamando a penalidade máxima não marcada, a equipe goiana foi para cima do rival e empatou o jogo aos 42 minutos do primeiro tempo. O gol foi do atacante Juninho, que recebeu lindo passe do também avante Júnior Viçosa e, com muita calma, deslocou o goleiro Rafael.
SEGUNDO TEMPO
O intervalo não arrefeceu o ânimo dos jogadores e a etapa final do jogo começou com os times demonstrando as mesmas intensidade e equilíbrio do primeiro tempo. Com maior posse de bola e pela prerrogativa de jogar em casa, o Atlético esboçou pressão nos minutos iniciais. Mas, com um sistema de marcação desguarnecido, outra vez foi surpreendido pelo visitante abusado e o Macaé voltou a ficar à frente no placar. Aos 10 minutos, o ataque fluminense fez uma jogada rápida, na qual Pipico caiu pela esquerda e cruzou com precisão para Anselmo antecipar ao marcador e fazer 2 a 1.
O Atlético continuou a dar espaços para o adversário e com Fernando Neto e Pipico em noite endiabrada, o Macaé ampliou a vantagem. Fernando Neto roubou a bola do zagueiro Samuel dentro da área goiana. Ao tentar se recuperar o defensor acabou cometendo pênalti. Pipico bateu com categoria e fez o terceiro gol, aos 22 minutos.
A boa vantagem fez a equipe visitante se retrair um pouco e o Atlético se aproveitou disso para buscar a reação. Os donos da casa cresceram em campo e passaram a ameaçar. Primeiro com o meio-campo Jorginho, aos 24 minutos, e depois com Juninho, aos 26. O gol da reação estava amadurecendo.
E não demorou a acontecer. Aos 27 minutos, Jorginho enfiou a bola entre a zaga para o atacante Arthur, que saiu na cara de Rafael e diminuiu. O gol reacendeu a torcida e o time goiano, que passou a pressionar ainda mais em busca do empate. E ele veio.
O lateral Éder Sciola, que entrou no lugar de Bruno Moura, cobrou falta com precisão para o meia Raphael Luz, que substituiu o volante Régis, mandar para o fundo da rede. O jogo estava novamente empatado aos 39 minutos da etapa final.
Contudo, o drama estava longe de acabar. Aos 43 minutos, o volante Juninho limpou a marcação e bateu rasteiro, de fora da área, para vencer o goleiro Márcio e decretar o resultado do jogo no Serra Dourada: 4 a 3 para o Macaé.
FUTURO
Curiosamente, dos quatro gols sofridos pelo Atlético, três foram marcados por jogadores que recentemente vestiram a camisa do clube: Wagner Carioca, Anselmo e Pipico.
O triunfo fora de casa melhorou um pouco a situação do Macaé, que chegou aos 42 pontos e saiu da zona de rebaixamento ao ultrapassar o Ceará. O time fluminense agora está no 16º lugar no certame.
Para o Atlético, a derrota significou a perda de uma posição na tabela. O time agora ocupa a 15ª colocação, com 43 pontos, vê a degola ainda mais próxima.
Ambas as equipes voltarão a campo na sexta-feira, 20. Atlético receberá o Oeste, de São Paulo, no Estádio Serra Dourada, às 7:00 horas da noite, num confronto direto na luta contra o rebaixamento, enquanto o Macaé enfrentará o já rebaixado Boa Esporte em casa, às 8:30 horas da noite, no Estádio Moacyrzão.
|