Em seu retorno ao Serra Dourada e diante de um grande público, o Vila Nova pulverizou a invencibilidade da Agremiação Sportiva Arapiraquense – ASA (AL), sábado, 25, em jogo válido pela nona rodada do primeiro turno da Série C do Campeonato Brasileiro. Foi um confronto direto pela vice-liderança do Grupo A, e o Tigre, como é conhecido o Vila, mordeu com gosto o adversário, vencendo por 3 a 0.
O público pagante foi de 13 mil 953 pessoas, o que proporcionou renda de R$ 70.422,00. O público presente ao estádio foi de 16 mil e 953 pessoas.
|
|
Os gols da vitória Vilanovense foram assinalados todos no segundo tempo do jogo. Os autores foram o lateral esquerda Marinho Donizete, o volante Francesco – primeiro gol da carreira profissional dele – e o centroavante Frontini.
Apesar de não ter marcado nenhum tento como os companheiros, o atacante Moisés foi o melhor jogador da partida. Ele praticamente destruiu o sistema defensivo do time alagoano. Deu os passes para os gols de Francesco e Frontini e deixou o gramado aplaudido pela torcida.
PRESSÃO
Empurrado por sua grande e vibrante torcida, o Vila Nova iniciou a partida indo para cima da ASA. Até porque queria a vitória em casa para abrir vantagem sobre o rival direto.
A pressão funcionou o time chegou a marcar aos 10 minutos, mas a arbitragem anulou o gol. Vinícius Silva assinalou o tento, mas estava impedido.
Além disso, um belo chute de Moisés obrigou o goleiro Pedro Henrique, da ASA, a mostrar serviço cedo na partida. O time alagoano apresentou sinal de vida aos 17 minutos, quando o atacante Didira escapou pela direita e finalizou de fora da área assustando o goleiro Edson.
Contudo, o Vila jogou como dono da casa de fato e retomou a pressão. Os alagoanos entraram em campo com o claro objetivo de jogar fechados e tentar os contra-ataques. O time só saiu na boa.
O problema é que o Vila não deu muitas chances para este tipo de ação. Ao contrário, tratou de sufocar o adversário. Foi assim que, aos 39 minutos, o meia improvisado Patrick tocou para Frontini, que parou em grande defesa de Pedro Henrique.
Aos 42 minutos o zagueiro Gustavo sentiu uma lesão e foi substituído pelo volante Francesco, mudando o sistema tático do Vila Nova, que até então jogava com três zagueiros.
GOLS
O segundo tempo começou com a ASA também apresentando uma nova postura tática. Mas ao contrário do adversário, o técnico Vica preferiu reforçar ainda mais a marcação. Ele trocou o meia Marlon pelo volante Cal.
Por paradoxal que possa parecer, a mudança surtiu efeito inicial e o time alagoano chegou equilibrou o jogo. Mas, mesmo reforçado, o sistema de marcação falhou e castigou a equipe.
Foi aos nove minutos, quando Francesco penetrou pela direita e cruzou para Marinho Donizete, que bateu por cima do goleiro Pedro Henrique, abrindo o marcador para o Vila.
Com o placar adverso, a ASA tratou de avançar seu time em busca do empate. Deu relativamente certo e a equipe criou boa oportunidade com atacante Uéderson, mas ele chutou para fora.
Em vantagem no placar, o time goiano resolveu fazer o contrário. O Vila recuou um pouco e passou a fazer o papel que até então era do adversário, ou seja, explorar os contra-ataques. A estratégia funcionou e, aos 30 minutos, o time chegou ao segundo gol e praticamente liquidou a fatura. Moisés cruzou da linha de fundo na cabeça de Francesco, que tirou de Pedro Henrique.
A goleada foi definida aos 45 minutos, quando Frontini mandou a bola para a rede após outra bela jogada de Moisés. O atacante se livrou com facilidade da marcação e achou o companheiro livre. Frontini dominou, olhou o goleiro e bateu sem chances: 3 a 0 no Serra Dourada.
O resultado deixou o Vila Nova numa ótima condição no grupo. Agora com 19 pontos, o time é o segundo colocado, apenas um ponto atrás do Fortaleza, o líder da classificação. A ASA continua com 16 pontos e, por enquanto, ocupa o terceiro posto.
Na próxima rodada, a 10ª do campeonato, abertura do segundo turno, o Vila Nova vai ao Mato Grosso, onde enfrentará o Cuiabá, na Arena Pantanal, segunda-feira, 3 de agosto, a partir das 8:15 hs da noite. Já a ASA vai receber o Confiança domingo, 2 de agosto, às 7:00 hs da noite, no Coaracy Fonseca.
|