Uma vitória com gosto amargo. Assim pode ser definido o resultado do jogo entre Goiás e Ituano (SP), quarta-feira, no Serra Dourada, pela terceira fase da Copa do Brasil. O time goiano ganhou por 3 a 1, mas o placar não foi suficiente para garantir a passagem do clube para a fase seguinte da competição.

Como perdeu a primeira partida do confronto por 2 a 0, os goianos precisavam de uma diferença de três gols para seguir em frente. Ou, pelo menos, devolver o placar verificado em Itú, interior de São Paulo, para definir a classificação na disputa por tiros diretos da marca penal. Não conseguiu.

Para contar com o apoio da sua torcida, o Goiás fez promoção no preço dos ingressos e obteve um público de cinco (5) mil 614 pagantes, totalizando renda de R$ 51.992,50.


Lance do jogo entre Goiás e Ituano no Serra Dourada

LUTA

Mesmo com a possibilidade de ir para a Copa Sul-Americana em caso de desclassificação – o que vai acontecer – os jogadores do Goiás demonstraram vontade de passar para as oitavas de final da Copa do Brasil. Pelo menos foi o que transpareceu pela determinação e correria dentro de campo. Mas encontrou um adversário igualmente determinado.

Logo no primeiro minuto da partida, os paulistas assustaram o Serra Dourada com uma ótima oportunidade de marcar. O centroavante e artilheiro do time, Ronaldo, recebeu dentro da área, na cara do goleiro esmeraldino. E como vem ocorrendo com certa frequência, o goleiro Renan, que atravessa excelente fase, salvou seu time.

Depois disso, o Ituano se recolheu à sua estratégia de se postar na defensiva e buscar contra-ataques, enquanto o Goiás, precisando de gols, partiu para o ataque. E as oportunidades foram surgindo, principalmente pelo lado direito do ataque goiano, com apoio efetivo do lateral Everton.

Com domínio das ações e martelando continuamente, o Goiás finalmente chegou ao seu primeiro gol. O autor foi o atacante Erik, que surgiu livre, dentro da pequena área, com o gol aberto, após jogada brigada dentro da grande área do Ituano. Eram decorridos 28 minutos do primeiro tempo.

Embora tenha continuado a atacar após o primeiro gol, o Goiás ficou apenas com este tento no primeiro tempo.

SUBSTITUIÇÕES

A equipe goiana voltou para a segunda etapa disposta a definir logo a partida e as chances começaram a surgir ainda nos primeiros minutos. Contudo, a defesa paulista, bem postada e atenta, cortava todas as tentativas esmeraldinas.

Após 15 minutos de jogo sem que o time conseguisse furar novamente o bloqueio do Ituano, o treinador Hélio do Anjos resolver agir e fez duas substituições. Colocou o meia Arthur no lugar do volante Péricles e o meia-atacante Robert no posto do meia-armador Felipe Menezes. Essas alterações mudariam o jeito do time jogar.

Entretanto, antes que eles surtissem efeito, um lance capital se desenvolveu no Serra Dourada. Aos 31 minutos o árbitro Igor Benvenutto marcou pênalti para o Ituano. Ronaldo bateu bem e marcou o gol que empatou o jogo, assustou o Serra Dourada e, no final, seria o motivo da desclassificação alviverde.

O gol adversário acordou o Goiás. Logo em seguida, aos 34 minutos, o atacante Wesley recebeu dentro da área e fez o segundo gol esmeraldino. O tento reacendeu os ânimos do Goiás e da torcida, que já começava a deixar o estádio, mas decidiu ficar.

Com a necessidade de mais dois gols para obter a classificação, os goianos passaram a pressionar ainda mais o time paulista e aumentaram a velocidade do jogo. E chegou ao terceiro tento aos 42 minutos, através do meia Arthur. Faltava mais um.

A partida passou a ser um exercício de ataque contra defesa. O árbitro decidiu dar amplo acréscimo ao tempo regulamentar para punir as tentativas do Ituano de ganhar tempo com atitudes antiesportivas. Mas nada disso adiantou e o Goiás, apesar da vitória de 3 a 1, perdeu a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.