Goiás e Aparecidense vão realizar uma final inédita no Campeonato Goiano desta temporada. Terminada a fase de classificação, as duas equipes terão duas partidas para definir o campeão de 2015. A partida final será no Serra Dourada, dia 3 de maio, a partir das 4:00 hs da tarde.

O primeiro jogo da fase final será domingo, 26, no estádio Aníbal de Toledo, em Aparecida de Goiânia, também a partir das 4:00 hs da tarde.

Por ter feito a melhor campanha na primeira etapa da competição, o Goiás terá vantagens na fase final. Uma delas será realizar a segunda e última partida “em casa”, no caso o Serra Dourada. Além disso, será campeão com dois empates ou com vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

PRIMEIRA VEZ

O ineditismo desta final se deve ao fato de que a Aparecidense chega pela primeira vez a uma decisão de Campeonato Goiano da primeira divisão. O time de Aparecida de Goiânia já foi campeão da chamada Divisão de Acesso, a segunda divisão estadual, fato ocorrido em 2010, mas nunca havia ido tão longe no dito “grupo de elite”.

O Goiás, por sua vez, já conquistou o título em 24 oportunidades, sendo o time que tem o maior número de conquistas, com larga vantagem sobre os rivais. Aliás, nos últimos 35 anos, a equipe esmeraldina jamais ficou sem conquistar um título de campeão goiano por mais de dois anos consecutivos.

CAPITAL X INTERIOR

Embora seja a primeira vez que a final do certame reunirá times da Capital e do Interior nesta década, o confronto não chega a ser novidade. Nos últimos 15 anos, ele aconteceu nada menos que cinco vezes. Esta será, portanto, a sexta decisão envolvendo um clube da Capital e um do interior no Século XXI.

A derradeira vez que isso ocorreu foi em 2010, quando a final foi entre o Atlético Goianiense e o Santa Helena. Na oportunidade o Atlético ficou com título. Anteriormente, aconteceram duas decisões entre Goiás e Novo Horizonte, de Ipameri, em 2002 e 2003, ambas vencidas pelo Goiás.

Os times do interior levaram vantagem em 2004, quando o Crac, de Catalão, superou o Vila Nova na decisão; e em 2008, quando o Itumbiara venceu o Goiás na final e levou o título. Desta forma, o placar atual é de 3 a 2 a favor dos times de Goiânia.

VANTAGEM

Nas 16 partidas que realizam, respectivamente, no campeonato até agora, Goiás e Aparecidense foram derrotados apenas uma vez cada um. E ambos por 1 a 0. O Goiás perdeu para o Itumbiara, fora de casa, no primeiro turno, enquanto a Aparecidense foi derrotada pelo Atlético, em casa, no segundo turno.

Entre eles, aconteceu apenas um confronto, valendo pelo terceiro turno. O jogo foi no estádio Hailé Pinheiro, na Serrinha, em Goiânia, e terminou empatado em 1 a 1.

Por ter somado dois (2) pontos a mais que o adversário em toda a competição – 35 a 33 -, o Goiás chega à decisão com a vantagem de fazer o segundo jogo com o mando de campo, além da igualdade de pontos e gols para ser o campeão, ou seja, pode empatar duas vezes ou obter uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.

Caso conquiste o título, será o 25º troféu de Campeão Goiano que o Goiás levará para a sua tradicional sede, no Bairro da Serrinha.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.