Cerca de 80 novos policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Goiás estão participando de três dias de treinamento especial na área do estacionamento do Estádio Serra Dourada.

O objetivo da prática é preparar os novos membros da Corporação para operar as picapes Ranger utilizadas no trabalho cotidiano do Batalhão de Choque.

O oficial responsável pelo treinamento dos novos recrutas é o Tenente Maurílio de Carvalho, que pertence ao Batalhão de Comando de Operações de Divisa, momentaneamente cedido ao Batalhão de Choque, que é comandando pelo Capitão Ricardo Viana Aguiar.


Treinamento do Batalhão de Chope da PM no estacionamento do Serra Dourada

CONSCIENTIZAÇÃO

Segundo o Tenente Maurílio, o treinamento tem dois pontos principais e ambos passam pela conscientização a respeito da condução dos grandes veículos utilizados pela Corporação. Um deles é a conscientização sobre o conhecimento de direção imprudente. O outro é melhorar a prática de dirigibilidade.

“Em geral, os novos policiais estão habituados a dirigir carros menores que as camionetes Ranger do Batalhão de Choque. Além disso, precisam se conscientizar da maneira de conduzir o carro em segurança para eles mesmos e seus companheiros e também para o restante da população nas ruas”, explica o Tenente.

EQUIPAMENTO

Durante o treinamento os policiais são conscientizados da melhor postura corporal para a direção e do uso do cinto de segurança, por exemplo, mas também são instruídos na funcionalidade do equipamento.

Recebem informações das características da Ranger, seja sobre a motorização do veículo, seja nas questões de manutenção de emergência, como, por exemplo, a troca de pneus. Isso sem falar na maneabilidade especificamente. Eles treinam manobras imprescindíveis para a execução do serviço.

SEGURANÇA

Exatamente em função da necessidade da prática dessas manobras, muitas delas radicais, que o estacionamento do Serra Dourada foi escolhido para o treinamento. “Necessitamos de espaço para controlar o veículo em segurança no caso de um equívoco do policial em treinamento”, justificou o Tenente Maurílio.

Os cerca de 80 novos policiais foram divididos em três turmas. Cada uma delas recebe aulas teóricas e práticas num total de 25 horas. Primeiro são as aulas teóricas. Depois eles se dirigem ao estacionamento do Serra Dourada onde colocam em prática o que aprenderam na teoria.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.