Goiás busca empate e é bicampeão goiano
Em um jogo eletrizante – onde o Atlético chegou a abrir 2 a 0 – o Goiás buscou o empate no segundo tempo e se sagrou campeão goiano 2013. O Goiás já havia ganhado em 2012, também sobre o Atlético.
O dragão fez seus gols no início dos dois tempos. O primeiro logo aos 5 minutos do primeiro tempo, e o segundo aos 3 da segunda etapa. O Atlético conseguiu neutralizar a equipe do Goiás na primeira etapa, mas, mesmo vencendo por dois gols de diferença, deixou o Goiás melhorar no jogo e empatar a partida. Além disso, o dragão perdeu chances claras que poderiam ter acabado com as chances do Goiás.
A equipe esmeraldina foi empurrada pela torcida e conseguiu o primeiro gol aos 24 do segundo tempo. O time continuou pressionando e aos 40 conseguiu o gol do empate, que deu o bicampeonato para o Goiás.
1º tempo
Goiás e Atlético fizeram um primeiro tempo nervoso, com muitas faltas, porém com pouquíssimas chances claras de gol. O Goiás iniciou melhor o jogo, mas logo aos 5 minutos, em uma cobrança de falta, Harlei rebateu para o meio da área, e sobrou para o zagueiro Ednei, que chutou para o fundo das redes.
Aos 10 minutos Júnior Viçosa teve a primeira grande chance para o Goiás. O atacante recebeu cara a cara com o goleiro Márcio, mas chutou de fora da área, para defesa do goleiro do Dragão.
O Goiás tentava criar chances, mas o Atlético conseguia neutralizar a equipe esmeraldina ainda no meio-campo, evitando maiores perigos para o goleiro Márcio.
Já o Atlético conseguia fazer o jogo ideal. Se mantinha atrás, esperando o Goiás, e jogava no contra-ataque, porém sem levar perigo ao Goiás;
2º Tempo
A segunda etapa começo da mesma forma: com gol cedo do Atlético. Em um ataque pela esquerda, depois de receber belo passe de calcanhar de Ricardo Jesus, Ernandes cruzou procurando Pipico, mas o lateral William Matheus fez o gol contra antes.
O Goiás teve sua primeira grande chance com 11 minutos. Walter recebeu na direita da área e chutou forte, para grande defesa de Márcio, que mandou para escanteio.
Aos 19 o Goiás teve outra grande chance. Walter recebeu na direita da grande área e cruzou. Neto Baiano – que substituiu Eduardo Sasha – cabeceou muito próximo do gol.
Aos 24 saiu o primeiro gol do Goiás. Logo após Pipico perder chance incrível para o Atlético, Walter recebeu na grande área e bateu de primeira, sem chances para Márcio. E o gol mudou a história do jogo.
Aos 37 William Barbio recebeu passe de Pituca e perdeu mais uma grande chance para o Atlético. Ele ganhou do zagueiro do Goiás, mas bateu forte por cima do gol de Harlei.
Aos 40 o Goiás empatou e garantiu o título. E foi de Neto Baiano. Depois de cruzamento, Walter recebeu e chutou. A bola passou na frente do gol. Antes de sair, Valmir Lucas cruzou para área e Neto Baiano mandou para o fundo das redes, para alegria da torcida do Goiás, que fez grande festa no Serra Dourada.
Com seis minutos de acréscimo, o Goiás se fechou na defesa e só esperou o apito final para soltar o grito de “campeão” mais uma vez.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 2 X 2 ATLÉTICO-GO
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data/Hora: 19/5/2013, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho (FIFA-GO) e Marco Antônio Moreira
Público: 34.678 pagantes
Renda: R$540.215,00
Cartão Amarelo: John Lennon, Róbston, Diego Giaretta, Ernandes (ACG); Thiago Mendes, Dudu Cearense (GOI)
Cartões Vermelho: Róbston (ACG); Vitor (GOI)
Gols: Ednei 5' 1T (0-1); William Matheus (contra) 3' 2T; Walter 24' 2T (1-2); Neto Baiano 40' 2T (2-2)
GOIÁS: Harlei; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e William Matheus (Ramon); Amaral, Thiago Mendes, Dudu Cearense (Renan Oliveira) e Eduardo Sasha (Neto Baiano); Junior Viçosa e Walter - Técnico: Enderson Moreira.
ATLÉTICO-GO: Márcio, John Lennon (Pituca), Ednei, Diego Giaretta e Leonardo; Dodó, Ernandes, Róbston e João Paulo (Juninho); Pipico (William Barbio) e Ricardo Jesus - Técnico: Waldemar Lemos.