Em função de algumas reclamações de pessoas ligadas a times de fora que visitam o Serra Dourada para enfrentar os clubes goianos em competições nacionais, a Administração do estádio decidiu fazer uma consulta aos três clubes de Goiânia em relação ao tamanho tradicional do campo de jogo do Serra Dourada. A consulta visa saber o que desejam os times goianos, principais usuários do estádio.

Inaugurado em 1975, o Serra Dourada mantém as dimensões de seu gramado nos padrões originais. Desde o início, o campo de jogo no estádio mede 110 metros de comprimento por 75 metros de largura. Embora absolutamente dentro do regulamento do futebol, esse tamanho passou a ser “anacrônico” por conta da recomendação da FIFA, entidade maior do esporte, que decidiu padronizar o campo de jogo em dimensões menores.


Vista aérea do Serra Dourada

No momento, o campo de jogo do Serra Dourada é o maior em uso nas partidas do Brasileiro nas Séries A e B e na Copa do Brasil. O questionamento da administração do estádio é se os três clubes de Goiânia, Goiás, Vila Nova e Atlético, desejam que as dimensões sejam reduzidas para o tamanho recomendado pela FIFA, que é de 105 metros de comprimento por 68 metros de largura.

Neste sentido, está encaminhando oficio às três agremiações para que elas se manifestem a respeito do assunto. “Nosso interesse é atender a vontade dos nossos clubes, que são nossos maiores clientes e quem utiliza mais o estádio. Faremos o que eles preferirem”, explicou Izabella Campos Maia, gerente do Serra Dourada.


Panorâmica no nível do gramado do Serra Dourada

A REGRA


Antes uma coisa distante, a recomendação da FIFA sobre o campo de jogo chegou de vez ao País com a realização da Copa do Mundo de 2014, para a qual 12 estádios novos, agora chamados de “arenas”, foram construídos do zero ou adaptados de antigos e tradicionais campos de futebol no Brasil, como o Maracanã, por exemplo, que internamente não guarda mais qualquer semelhança com o antigo “maior estádio do mundo”.

Para atender ao recomendado pela FIFA, o gramado deve ter 105 metros de comprimento por 68 metros de largura. Isto significa que o campo do Serra Dourada possui cinco metros a mais de comprimento e sete metros a mais de largura que o que vem sendo padronizado e precisaria ser reduzido em todos os lados para se adequar à nova moda.

 

Contudo, ainda que seja maior que os demais, é preciso lembrar que o Serra Dourada está perfeitamente dentro da regra, já que a tal recomendação não altera a Regra 1 do futebol, que regulamenta o campo de jogo. Esta referida regra estabece que o gramado deve ter dimensões mínimas de 90 metros de comprimento por 45 metros de largura e máximas de 120 metros de comprimento por 90 metros de largura. Ou seja, qualquer proporção dentro destes limites é válida.

As regras em vigência no futebol foram criadas e são atualizadas pela International Football Association Board (IFAB). O último encontro da IFAB aconteceu em Zurique, Suiça, no dia 1º de março de 2014. Foi a 128ª reunião anual da entidade e as alteraçoes implementadas às regras neste encontro estão valendo para o biênio 2014/2015. As modificações entraram em vigor no dia 1º de junho de 2014. A próxima reunião da IFAB está marcada para o dia 28 de fevereiro de 2015, em Belfast, na Irlanda do Norte.
 


Panorâmica do campo de jogo do Serra Dourada

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.